1.2.09

Microbiota intestinal

Sabia que as bactérias no intestino de uma única pessoa superam toda a população humana no planeta? São dezenas de trilhões de microrganismos de milhares de famílias genéticas distintas que compõem o microbioma que ajuda o organismo a realizar uma grande variedade de funções digestivas e regulatórias, muitas das quais ainda pouco compreendidas.

Agora, um novo estudo indica que a composição dos micróbios no intestino pode conter uma chave para uma das causas da obesidade.

Pesquisa identificou que a composição microbiana em pessoas obesas era diferente da de indivíduos com peso normal e também daqueles que passaram por cirurgia para redução do estômago.Ao que parece, populações microbianas distintas no intestino fazem com que o corpo precise de mais energia, tornando-o mais suscetível a desenvolver obesidade. São diferenças pequenas, mas que, com o tempo, afetam grandemente o peso do indivíduo.

O artigo Human gut microbiota in obesity and after gastric bypass, de Husen Zhang e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em www.pnas.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário