31.1.09

O que pode ser feito para minimizar a ingestão de agrotóxicos?

Sabia que há diferenças enre os defensivos químicos utilizados nos alimentos? Alguns agrotóxicos ficam na casca, enquanto os chamados sistêmicos entram na seiva da planta e se alojam na polpa ou nos vasos lenhosos.

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), localizada em Piracicaba, no interior de São Paulo, sugerem que para eliminar os agrotóxicos de superfície em até 80%, o bicarbonato de sódio é a melhor pedida. Os agrotóxicos não resistem ao pH do bicarbonato de sódio, daí sua eficácia. A proporção é de 1 colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água. Os vegetais devem ficar de molho por até 30 minutos e, depois, precisam ser lavados em água corrente.

O bicarbonato, entretanto, não funciona para os agrotóxicos sistêmicos, portanto, para estes, as dicas são as seguintes:

– tomate: quanto mais maduro, melhor. Os aditivos dissipam-se à medida que o tempo passa;

– batata, mamão, banana e laranja: retirar toda a casca é uma boa forma de diminuir os agrotóxicos;

– cenoura: limpar a casca com água e uma escova de cerdas macias;

– alface, morango e maçã: mergulhar em bicarbonato de sódio por 30 minutos.

Uma outra alternativa é o consumo de produtos orgânicos, mas eles não dão conta de atender toda a demanda e são acessíveis para poucas pessoas, principalmente pelo alto custo. Portanto, é interessante seguir as dicas anteriores para diminuir a quantidade de agrotóxicos nos alimentos que serão consumidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário