7.11.09

Mastigação

Como sabemos, a digestão começa na boca, mas essa será prejudicada se não houver uma boa mastigação. É preciso quebrar bastante os alimentos para que haja uma salivação suficiente com enzimas que facilitarão todo o processo de assimilação e digestão por parte dos órgãos e centros de força do nosso organismo.

O alimento só deve ser ingerido depois que se tornar líquido, para evitar os inconvenientes da putrefação e da fermentação que originam os gases que acometem quase todos nós.

A putrefação origina-se a partir dos alimentos de origem animal que saturam o organismo e produzem muitas toxinas que tornam o sangue sujo e ácido, permitindo, com muito mais facilidade, a proliferação de vírus e bactérias.

Por outro lado, a fermentação originada a partir dos vegetais produz, na sua maioria, muito mais gases do que os produtos animais e esses gases gerarão muitos incómodos no organismo. Por esse
pequeno enunciado já percebemos o quanto é necessária a boa mastigação.


Não há um ideal de mastigação. Devemos mastigar o alimento até não perceber/reconhecer a consistência original que o alimento tinha na boca. É mastigar até o alimento está fragmentado o suficiente para não lembrarmos o que colocamos na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário