29.11.09

Publicado o novo protocolo sobre recomendação de ganho de peso durante a gestação

Há quase duas décadas, desde de 1990, o Institute of Medicine não divulgava recomendações sobre o ganho de peso ideal durante uma gestação. O novo protocolo agora inclui recomendações específicas para todas as mulheres, inclusive aquelas que estão obesas antes de uma gravidez. As recomendações começam com um checkup que inclui a avaliação do peso e da altura, dieta e exercícios físicos antes de engravidar e discute o uso de contraceptivos até que mulheres com sobrepeso ou obesas alcancem o peso ideal para iniciar uma gestação.
É importante que as mulheres iniciem a gravidez com um peso saudável, se possível, visando à manutenção e promoção da saúde da gestante e do bebê.
Baseado no IMC, as recomendações básicas para o ganho de peso durante a gestação de feto único são:

Índice de massa corporal3 (IMC) antes da gravidez1Classificação de Obesidade4 em relação ao IMC (OMS) (kg/m²) Ganho total de peso durante a gestação (gramas)* Taxa de ganho de peso no segundo e terceiro trimestres da gestação ** (média de ganho em gramas/semanas)
Abaixo do peso
Abaixo de 18,5 kg/m²
12.700g - 18.143g
0.453 (0.453 - 0.589)


Índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez >> Peso normal >> 18,5 - 24,9 kg/m²
Ganho total de peso durante a gestação (gramas) >> 11.339g - 15.875g

Índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez >> Sobrepeso >> 25,0 - 29,9 kg/m²
Ganho total de peso durante a gestação (gramas) >> 6.803g - 11.339g

Índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez >> Obesidade (incluindo todas as classes) >> Acima de 30,0 kg/m²
Ganho total de peso durante a gestação (gramas) >> 4.989g - 9.071g

Para que as gestantes atinjam estes objetivos, elas precisam do apoio de seus médicos, familiares e amigos.
O novo protocolo difere do anterior em dois pontos importantes. Primeiro, ele é baseado nas categorias de índice de massa corporal (IMC) da Organização Mundial de Saúde para a classificação de obesidade e não mais nas tabelas do Metropolitan Life Insurance. Segundo, ele inclui taxas específicas e relativamente estreitas de ganho de peso durante a gravidez para mulheres obesas pré-concepção. O protocolo antigo foca na saúde do bebê e o atual considera tanto a saúde do bebê como a da mulher.

Durante a gestação a maioria das mulheres ganha peso, mas elas não precisam ganhar uma quantidade ilimitada de peso, pois será difícil perder este excesso depois do parto. Também não precisam “comer por dois”. Basta que sejam acrescentadas à dieta 300 calorias por dia para manter uma gravidez.

O protocolo recomenda o aconselhamento antes da concepção quanto ao ganho de peso, hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos, já que a maioria das mulheres não está recebendo estas orientações.

Outro ponto levantado é que as mulheres com sobrepeso ou obesas, antes de tentar engravidar, devem ter acesso a métodos contraceptivos até alcançarem um peso saudável para uma gravidez de menor risco. Esta discussão nem sempre é fácil para ter com uma pessoa que está querendo engravidar, mas muitas vezes este é o melhor momento para receber este tipo de orientação. O instinto materno ajuda a pensar em um futuro saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário