1.6.09

Prebióticos dão uma forcinha no emagrecimento

Indivíduos adultos com sobrepeso ou obesidade que receberam suplementos de prebióticos diminuíram uma média de um quilo durante 12 semanas, em comparação com um aumento geral de peso no grupo placebo, de quase meio quilo, de acordo com os resultados de um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Os prebióticos foram associados a níveis mais baixos do hormônio grelina relacionado com a fome, e níveis mais altos de um hormônio no intestino, peptídeo YY (PYY), ligado ao aumento da sensação de plenitude (saciedade).

"Independente de outras mudanças no estilo de vida, o suplemento diário dos prebióticos inulina e oligofrutose podem ajudar na manutenção adequada do peso corporal e IMC. Além da diminuição dos níveis de glicose", escreveram os pesquisadores.


Parece que temos mais uma ferramenta eficaz na luta contra a obesidade.

Mas o que são prebióticos?

Prebióticos são fibras alimentares. Fibras que quando ingeridas são resistentes à hidrólise, digestão e absorção no intestino delgado e têm fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Essa fermentação é realizada por bactérias, o que estimula o crescimento e a atividade de uma microbiota intestinal saudável.

De fato os prebióticos contribuem para a manutenção da integridade da mucosa intestinal e por isso atuam no fortalecimento do sistema imunológico, na biodisponibilidade de minerais como o cálcio e o magnésio e na melhora do perfil lipídico.

Um alimento campeão em prebióticos é a chicória. Que tal preparar para seu almoço ou jantar uma bela salada de chicória com lascas de erva doce, laranja em gomos e um molho de iogurte. Tudo isso salpicado com gergelim.

Humm!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário