22.12.08

Prepare uma ceia light.

A fartura das ceias de Natal pode levar, muitas vezes, ao exagero. Uma saída pode ser consumir porções menores dos alimentos tradicionais dessa época do ano, mas como resistir às delícias altamente calóricas?

As saladas de folhas devem ser temperadas com molhos de iogurte, ervas finas, mostarda, aceto balsâmico, limão ou maracujá fresco, no lugar de molhos à base de azeite, óleo e maionese. São misturas muito menos calóricas e que podem facilitar a digestão dos alimentos mais pesados que consumimos no Natal.

Na hora de pensar em alternativas para os aperitivos, hortaliças cruas. Outra dica é assar tomates recheados com queijo cottage ou servir champignon, recheado com uma base de alho e salsinha, levado ao forno.

Ceia

Pequenas mudanças na forma de preparar os pratos para a ceia de Natal podem fazer grande diferença quando as calorias são levadas em consideração. Uma boa maneira de fazer o arroz é não utilizar nenhuma gordura. O arroz deve ser feito em 20 minutos, no microondas, com gotas de limão ou vinagre para não ficar empapado. Os temperos podem ser escolhidos à vontade, com ervas finas e alecrim, por exemplo.

A tradicional farofa pode ser trocada por uma feita apenas com farinha torrada, molho de tomate, cenoura ralada, uva passa e ovo cozido, sem o uso de manteiga, margarina e azeite.

Em vez do tender, peru ou o lombo, e também ensina uma forma mais light de preparar os pratos. “O peru e o lombo podem ser assados sem gordura, adicionando caldo de limão, suco de laranja ou vinho. O mais adequado seria ferver o peru ou lombo por 10 minutos e só depois colocar para assar. Isso tiraria uma parte da gordura natural desses alimentos.

Com relação à maionese, o ideal é não ingerir, mas caso o desejo seja incontrolável, vai uma receita caseira sem o risco do consumo de ovo cru. Bata em um liquidificador um pote de cottage light, uma batata média cozida e duas claras cozidas. Depois disso tempere a mistura com alho, sal, salsinha e páprica, por exemplo.

Sobremesas

Para fugir dos calóricos panetones e frutas secas, salada de frutas frescas com calda de guaraná diet. Nozes e castanhas também devem ser evitadas por serem extremamente calóricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário