As saladas de folhas devem ser temperadas com molhos de iogurte, ervas finas, mostarda, aceto balsâmico, limão ou maracujá fresco, no lugar de molhos à base de azeite, óleo e maionese. São misturas muito menos calóricas e que podem facilitar a digestão dos alimentos mais pesados que consumimos no Natal.
Na hora de pensar em alternativas para os aperitivos, hortaliças cruas. Outra dica é assar tomates recheados com queijo cottage ou servir champignon, recheado com uma base de alho e salsinha, levado ao forno.
Ceia
Pequenas mudanças na forma de preparar os pratos para a ceia de Natal podem fazer grande diferença quando as calorias são levadas em consideração. Uma boa maneira de fazer o arroz é não utilizar nenhuma gordura. O arroz deve ser feito em 20 minutos, no microondas, com gotas de limão ou vinagre para não ficar empapado. Os temperos podem ser escolhidos à vontade, com ervas finas e alecrim, por exemplo.
A tradicional farofa pode ser trocada por uma feita apenas com farinha torrada, molho de tomate, cenoura ralada, uva passa e ovo cozido, sem o uso de manteiga, margarina e azeite.
Em vez do tender, peru ou o lombo, e também ensina uma forma mais light de preparar os pratos. “O peru e o lombo podem ser assados sem gordura, adicionando caldo de limão, suco de laranja ou vinho. O mais adequado seria ferver o peru ou lombo por 10 minutos e só depois colocar para assar. Isso tiraria uma parte da gordura natural desses alimentos.
Com relação à maionese, o ideal é não ingerir, mas caso o desejo seja incontrolável, vai uma receita caseira sem o risco do consumo de ovo cru. Bata em um liquidificador um pote de cottage light, uma batata média cozida e duas claras cozidas. Depois disso tempere a mistura com alho, sal, salsinha e páprica, por exemplo.
Sobremesas
Para fugir dos calóricos panetones e frutas secas, salada de frutas frescas com calda de guaraná diet. Nozes e castanhas também devem ser evitadas por serem extremamente calóricas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário